5.29.2007

Moçâmedes Namibe: Transversal rumo ao Bairro da Facada e Bairro Heróis de Mucaba...



.

Na terra onde nasci

 
Lá,na terra onde nasci,
terra africana ,selvagem,
sem palmeiras,nem coqueiros,
só com anharas imensas,
com areias escaldantes,
com o grito das cigarras
com os tristes imbondeiros....
Lá,
naquela terra do sul,
onde minha alma ficou,
onde o sol tem mais brilho
e o céu é mais azul,
nada mudou!
nem o velho monhandeiro
que servia de baloiço...
nem a casa onde nasci
já tão velhinha,tão velhinha
toda coberta de capim...
E a mesma igreijinha,
onde um dia me casei,
são as mesmas as pessoas
que com carinho amei...
E a rua -ah!- a rua
 dos meus sonhos de menina,
onde descalça corria,
está na mesma,não mudou...
nem as anharas imensas,
nem as areias ardentes,
nem o canto das cigarras,
nem os tristes imbondeiros...
Só minha alma mudou
com  o peso da saudade
co'a tristeza desta ausência,
na cruel ansiedade
deste meu grito de Amor,
no que a vida fez de mim,
um pobre farrapo humano,
sem ter ao menos destino,
num vaguear incessante,
numa tortura constante
de só por ti ansiar!

Lá,
onde meu coração ficou,
terra africana,selvagem,
sem palmeiras,nem coqueiros,
nada mudou!...
Ó minha terra querida
terra de anharas imensas,
tão grandes como este anseio,
ouve o meu grito de amor,
vem buscar tua menina
e dá-lhe abrigo em teu seio!

Maria Emilia da Silva Antunes
Feitos em Quirima (Angola),em 1962 e publicados no diário " A Província d Angola" em 13/8/1962. A tal terra onde nascemos,eu e ela,é a Ondjiva(antiga Vila Pereira de Eça). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário